Como lançar uma mentoria jurídica do zero e com pouca audiência

Mulher mentorando aluno em uma sala de escritório

Sumário

Se você acha que precisa de títulos para começar a sua mentoria jurídica, provavelmente você está deixando dinheiro na mesa. A melhor parte de ser mentor de outros advogados é que você não precisa ser “o melhor” professor, “o melhor” advogado ou ter “a melhor” oratória do mundo, por quê?

Porque ser mentor não é sobre ser o melhor, é sobre olhar para trás e ajudar outros advogados que estão percorrendo uma trajetória que você já percorreu.Perceba que seu básico pode ser a grande sacada do negócio de outra pessoa. Então cuidado com a síndrome do impostor, não deixe ela te paralisar.

Existem coisas que você é muito bom em fazer e poderia estar monetizando com o seu conhecimento. Existem advogados dispostos a pagar para aprender com o que você já sabe. Até mesmo aquilo que você acha que é básico ou óbvio pode ser a sacada do negócio alguém. Pense sobre isso!

7 passos para começar uma mentoria jurídica do zero

1. Escolha um assunto dentro da sua área/nicho que você é bom e tenha resultados.

2. Escolha  um mentor que vive o que ensina e aplique tudo o que ele orienta, pois mentor precisa de mentor!

3. Definia qual é o meu propósito em ajudar outros advogados com os meus conhecimentos.

4. Monte um modelo de mentoria online que é mais simples para fazer a entrega.

5. Primeiro venda mentorias individuais para testar a entrega e depois foque em grupos para escalar resultados.

6. Busque novos ambientes com pessoas com objetivos em comum para impulsionar seus resultados.

7. Não pare por nada até se tornar um mentor de advogados percebido como referência no mercado.

Como vou gerar autoridade como mentor jurídico?

Nada é por acaso, seja intencional, se pergunte em cada ato qual a sua intenção. É assim que se alcança a autoridade!

Existem algumas formas de fortalecimento do posicionamento:

Redes sociais

É nos espaços digitais que você mostra o que faz, para quem faz e como faz. A produção de conteúdo, principalmente nas redes sociais, vão te conectar com as pessoas que querem e precisam das soluções jurídicas que você oferece.

Eventos 

Participar de palestras, simpósios e congressos é essencial para você. Não podemos esquecer do mundo offline e muito menos subestimá-lo. São nesses ambientes que surgem parcerias de sucesso, networking e troca de experiências válidas para a sua carreira.

Livros ou artigos 

Seja em formato digital ou físico, o fato de produzir um livro/artigo insere o seu nome no rol de especialistas que agregam, em algum nível, àquela discussão que você abordou. Se você quer ser reconhecido como uma autoridade na área, sobretudo no âmbito acadêmico, é uma estratégia válida.

Mãos apontando para a tela de um computador

Como atrair o cliente ideal para sua mentoria jurídica? 

Saber que tipo de cliente você quer atrair te permite traçar estratégias de atração deste público, principalmente através da sua comunicação nas redes sociais. Afinal, a gente atrai aquilo que comunica!

Passo 1: Liste pelo menos 5 dores e 5 desejos do seu cliente ideal

Por exemplo, se você será mentor de advogados tributaristas, poderia listar:

DORES

  • 1. Insegurança em relação aos conteúdos, por ser uma área mais complexa;
  • 2. Não domina a prática;
  • 3. Tem dificuldade em prospectar clientes;
  • 4. Não tem clareza das oportunidades no Direito Tributário;
  • 5. Não tem o retorno financeiro que gostaria.

DESEJOS

  • 1. Segurança sobre os temas do Direito Tributário;
  • 2. Prospectar mais clientes;
  • 2. Ter uma advocacia mais rentável;
  • 4. Ser referência na área,
  • 5. Ter mais liberdade de tempo.
Passo 2: Liste as características que você tem que se assemelham ao cliente ideal
  • 1. Gosta de viajar; 
  • 2. Gosta de estudar, sempre participa de eventos da área tributária; 
  • 3. Gosta de sair para jantar em lugares requintados.
Passo 3: Comunique essas características de forma intencional nas redes sociais, trazendo suas dores e desejos
  • 1 Viajando (a lazer ou a trabalho); 
  • 2. Em eventos na área tributária;
  • 3. Em restaurantes mais requintados; 
  • 4. Do cotidiano do seu escritório;
  • 5. De um encontro da sua mentoria.

O que você não pode esquecer ao criar sua primeira mentoria jurídica

  1. Ter clareza do seu propósito como mentor 
  2. Ter um modelo de mentoria que se encaixe na realidade das pessoas e na sua realidade 
  3. Ter critérios claros e bem definidos de quem é o seu público alvo e como vai ser sua seleção de qualificados para mentoria 
  4. Atrair potenciais clientes através do Marketing de Conteúdo 
  5. Dominar estratégias de vendas

A única coisa que você precisa para ser mentor de outros advogados é ter bons resultados pelos knowhow que você conquistou até aqui. E aí, está esperando o quê para começar a sua mentoria jurídica?

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