Os primeiros passos da criação de uma mentoria jurídica

Advogado fazendo chamada de vídeo em um computador

Sumário

Quando falamos sobre a criação de um produto digital precisamos pensar para quem queremos criar essa solução. Como esse produto será? Como transmitir a sua identidade através desse conteúdo? 

É comum no mercado digital pessoas criarem soluções sem nenhuma estratégia. Fazem o curso ou mentoria tentando se encontrar, sem ter clareza de qual missão dele e o que ele está buscando como objetivo final. 

Isso é extremamente importante porque as chances são que esse mentor desista no caminho quando as coisas não acontecem como planejado. Existem inúmeros fatores que estão fora do controle, o mentor precisa ter seus objetivos claros para aprender a lidar com isso no dia a dia. 

Outro ponto importante é que além do produto digital abordar conhecimento, é necessário ter um processo claro de transformação do cliente. Seja intencional em ter um produto que realmente transforma pessoas a partir do seu método. Para isso, o projeto de mentoria precisa ter um viés prático, precisa fazer o mentorado executar, colocar a mão na massa e ter autorresponsabilidade com os resultados. 

Além disso, descubra qual é o nicho de atuação que irá focar a sua mentoria. Essa segmentação pode se dar pelo produto, pelo tipo de dor ou desejo que decidiu resolver ou pelo tipo de pessoa que você está focando. 

É a sua expertise que vai te permitir dominar uma área de atuação, aprimorar os procedimentos e até alcançar resultados de forma mais rápida, na medida em que for prospectando mais clientes e oferecendo os melhores serviços. Essa é a máxima da especialidade.

  • Quem eu quero atender, para quem eu quero gerar valor? 
  • Quem eu quero ter na minha tribo, na minha comunidade?  
  • Quem eu quero que se identifique comigo?
  • E mais, quem eu não quero que se identifique? 

Para isso, começamos com a seguinte questão: QUEM É VOCÊ COMO MENTOR?

É uma pergunta ampla e que deve ser dividida em quatro partes para melhor entendimento:

1. Quem você é?

Responda qual sua expertise, do que você gosta, suas paixões e o que te motiva. Você é o rosto da sua marca. As pessoas precisam saber a sua realidade, seus valores e crenças. Isso gera identificação, admiração e conexão com você. 

Por exemplo: advogado da área trabalhista, advogado da área criminal com foco em tribunal do júri, professor da área de gestão estratégia para escritório de advocacia, etc. 

2. O que você faz?

Aqui é necessário listar tudo o que você é bom, liste desde as temáticas mais genéricas do que você é bom em fazer, até as temáticas mais específicas das soluções que você é bom em gerar. Isso vai nortear sua comunicação e também conteúdo da sua mentoria. 

Por exemplo: petições iniciais, recursos em tribunais superiores, atendimento ao cliente, gestão de equipe, contratações para escritórios de advocacia, processos em segunda instância, etc..

3. Para quem você faz?

  • Tribos: As pessoas se distribuem em tribos, características que unem essas pessoas e que reforçam a identidade e pertencimento.

Para chegar nessa resposta temos que ter em mente três conceitos: 

O conceito de tribos urbanas é atribuído pelo sociólogo francês Michel Maffesoli. Segundo sua teoria, as tribos urbanas podem ser classificadas como grupos de pessoas que se unem com base em interesses em comum, hábitos, ideias similares, maneiras de se vestir ou mesmo gosto musical semelhante.

Dessa forma, as tribos são formadas pelos laços de identificação ou características que os indivíduos de determinado grupo compartilham.

  • Persona: é a representação fictícia do seu cliente ideal.

É importante que você saiba as diferenças nos conceitos de público-alvo e Persona:

Exemplo de público-alvo: homens e mulheres, de 30 a 36 anos, solteiros, graduados em Direito, com renda mensal de R$ 10 mil. Estabilizados financeiramente, gostam de viajar e de esportes radicais.

Exemplo de persona: Maria Antônia tem 32 anos, é advogada de uma multinacional. Apesar de financeiramente estável, pretende tirar um ano sabático e estudar para empreender na advocacia. Busca encontrar cursos para advogados acima dos 30 anos.

De uma maneira geral, público-alvo é uma fatia de pessoas abrangente. Já a persona é a representação do seu consumidor ideal de forma mais humanizada e mais personalizada.

Em um primeiro momento, pode até soar muito parecido, mas é enorme a diferença quando pensamos em uma estratégia de marketing direcionada para a Maria Antônia, da qual elaboramos pensando em um extenso público-alvo.

Se você e/ou a sua empresa já possuem uma base de clientes, esse é o lugar perfeito para começar suas investigações!

  • Rapport: coisas que você pode fazer para se conectar com o seu público e gerar aproximação.

Rapport é um conceito do ramo da psicologia que significa uma técnica usada para criar uma ligação de sintonia e empatia com outra pessoa.

Esta palavra tem origem no termo em francês rapporter que significa “trazer de volta”. O rapport ocorre quando existe uma sensação de sincronização entre duas ou mais pessoas, porque elas se relacionam de forma agradável. No contexto teórico, o rapport inclui três componentes comportamentais: atenção mútua, positividade mútua e coordenação.

Agora faça um exercício, monte uma lista com: 

  • 10 características que seu público possui 
  • 10 dores que seu público possui 
  • 10 desejos que seu público possui 

Ao final você terá clareza para quem você vai fazer a sua mentoria.

4. Como você faz?

Basicamente é como você se comunica. Você precisa ser intencional em comunicar e ser estratégico. 

A linguagem tem um imenso poder sobre você, suas ações, seus comportamentos e pensamentos. Quando usamos a fala, ela tem o poder de criar as imagens internas, os sons e inclusive os sentimentos. E da forma como falamos a comunicação é nossa opção de escolhas em colocar-se em estado positivo e ou negativo.

Como você se comunica é interessante pois na comunicação acontece a frequência de pessoas parecidas, o que se sente, se ouve e se fala. A comunicação não verbal também é muito importante, como o próprio nome sugere, é aquela que acontece sem o uso de palavras faladas ou escritas. Inclui comportamentos aparentes, como: olhares, gestos, toques, posturas; assim como mensagens menos óbvias, como: roupas, distância espacial entre as pessoas, etc.

Ainda sobre o tema é interessante entender sobre arquétipos, para saber mais confira nosso post sobre esse tema

Então, por fim..

Você tem as respostas dos quatro primeiros pilares para construção da sua mentoria: quem você é, o que você faz, para quem e como comunicar esse posicionamento.

A construção de um mentoria não acaba por aqui.. estes são os primeiros passos para identificar o potencial das habilidades para resolver dores e ou desejos da sua audiência.

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